BAHIA / BRAZIL: ESPLANADA / BAHIA / BRAZIL (1.708 / 5.570) POPULAÇÃO: 37.578 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 3 de janeiro de 2021

ESPLANADA / BAHIA / BRAZIL (1.708 / 5.570) POPULAÇÃO: 37.578 PESSOAS (IBGE 2020)




Com Belíssimas praias, História, Cultura, Lazer, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes Náuticos e Festas Populares.


Praia do Baixio 
Praia de grande extensão, é conhecida por seu clima calmo e aconchegante. Cercada por coqueiros e casas de veraneio, é uma ótima opção para um dia ensolarado de férias. Conta com uma boa faixa de areia amarelada e fina, onde é possível jogar um futebol com os amigos. Seu mar é de tom esverdeado e levemente agitado, com algumas ondas, porém em certas épocas do ano, devido ao vento, fica com uma cor mais escurecida. 
Não é uma praia muito recomendada para famílias com crianças pequenas, que não poderão aproveitar as águas do local. Essa praia dispõe de certa infraestrutura, com alguns quiosques que oferecem refeições e petiscos. Costuma ser mais frequentada por moradores do local, sendo assim uma boa opção para um dia agradável e tranquilo. 




Barrinha em Esplanada, Bahia 
Cristo da cidade de Esplanada, Bahia


Igreja Matriz da cidade de Esplanada, Bahia
Praça central da cidade de Esplanada, Bahia 
Ruas da cidade de Esplanada, Bahia 


Dados gerais da cidade de Esplanada, Bahia 
Código do Município - 2910602 
Gentílico - esplanadense 
Prefeito (2017) FRANCISCO DA CRUZ 
População estimada [2019] 37.237 pessoas 
População no último censo [2010] 32.802 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 25,27 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 4.787 pessoas 
População ocupada [2017] 12,6 % 
Posição geográfica da cidade de Esplanada no estado da Bahia
Histórico da cidade de Esplanada, Bahia
Esplanada 
Bahia - BA 
Histórico 
No inicio do século XIX, aventureiros portugueses desbravaram o território pertencente a Vila do Conde. Atraídos pela fertilidade das terras, ali se fixaram formando o Arraial da Esplanada. 
O atual Município de Esplanada teve sua origem no Arraial pertencente ao Município do Conde, havendo logrado considerável progresso o advento da estrada de ferro, antiga Viação Férrea Leste Brasileira, hoje Ferrovia Atlântica cujo final de linha se destinavam a vizinha localidade de Timbó, no qual Antonio Conselheiro construiu o primeiro cemitério do Timbó. 
Naquela época já era significativo o seu desenvolvimento, foi quando em 1904 a 1908, um Frade Capuchinho em missão de catequese na região, construiu um convento que tinha como objetivo ministrar o princípio da doutrina cristã e abrigar pessoas idosas para o seu repouso. 


E a Escola Marista foi fundada por interesse de Frei José de Monsano. Os Maristas adquiriram o terreno e o prédio em 1917. Em 1924 o Colégio começou a funcionar fazendo um grande bem a comunidade. Por várias dificuldades o Colégio não se manteve, vindo a fechar. Hoje o prédio é patrimônio do convento. 
Gentílico: esplanadense 
Esta eh a bandeira do estado da Bahia 
Fonte dos textos e fotos: praias-360.com.br / felixsampaio.com.br / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Esplanada, BA / guiadabahia.com.br 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



SONHOS DE UM VIAJANTE
FANTASMAS E ZUMBIS
Estava vindo pelo passeio do canto da linha na rua da casa da minha mãe. Vinha com uma toalha nas mãos. Eu iria tomar banho na sede do sindicato dos ferroviários. Mas já havia chegado ao galpão da manutenção e não vi a sede do sindicato. Voltei, quando vi a Paula parada ali. Ela então disse que o sindicato estava fechado, por isto eu não tinha visto e passado direto. Ela estava parada na porta do sindicato. Então ela disse que o responsável já estava vindo abrir o sindicato. Quando ele chegou, pedi a chave para entrar e tomar banho. Entrei, tomei banho e fui vestir a roupa num cômodo ao lado. 


Quando estava vestindo a calça, alguém abriu a porta lateral. Então disse que estava vestindo roupa. Ele fechou a porta e abriu logo em seguida, para entrar algumas pessoas. Terminei e sai, dizendo que não tinha medo de fantasma e nem de zumbi. Sai andando pela sede do sindicato, que era uma mansão antiga e mal assombrada. Fui entrando pelos cômodos, sem medo de nada. Não via nada nem ninguém. Quando fui chegando num cômodo que ficava nos fundos, vi pela porta entre aberta, um casal de velhos, maltrapilhos, sentados no chão e gemendo. Fui indo devagar, até que foi aparecendo outras pessoas. Só que elas tinham só a metade do corpo. 


Começaram a se arrastarem na minha direção, tentando pegar meu pé. Sai correndo dali. Voltei para aquele cômodo onde troquei de roupa. Havia uma pessoa ali, que me disse que os fantasmas e zumbis, só apareciam à noite na mansão toda. Durante o dia, só ficavam naquele quarto onde eu os tinha visto. Disse que nunca mais voltaria ali. Então esta pessoa disse que era só eu ir à missa domingo às 14 horas, que tudo acabava. Então disse a ele que iria domingo à missa com certeza. Sai dali dizendo que não via a hora de chegar domingo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo