BAHIA / BRAZIL: ABARÉ / BAHIA / BRAZIL (0008 / 5.570) POPULAÇÃO: 20.347 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 3 de janeiro de 2021

ABARÉ / BAHIA / BRAZIL (0008 / 5.570) POPULAÇÃO: 20.347 PESSOAS (IBGE 2020)




Na zona urbana do município, existem igrejas do início do século XX. Na zona rural, há prática de passeios de barco pelo Rio São Francisco e a praia do Porto. Há bares, lanchonetes e restaurantes, bem como serviços de aluguel de barcos e canoas. 


Praia do Porto
Praia fluvial urbana com cerca de 400 metros de extensão e vegetação de caatinga. A areia é grossa e de cor dourada. Na margem do rio, funciona um ponto de ancoragem natural para pequenos barcos e canoas. 
Um grande cruzeiro com base de alvenaria e cruz de madeira, medindo cerca de 3 metros de altura, encontra-se localizado na praia. Passeios de Barco - Na Praia do Porto, existem barcos e canoas que podem ser alugadas para passeios no rio São Francisco. 
Barco escola
Creche Municipal

Vistas parciais da cidade




Rodovia de acesso
e avenida central
Dia de evento
Parcial
Comunidade de Ibó





Câmara de Vereadores
Prefeitura Municipal
Dados gerais da cidade de Abaré, Bahia 
Código do Município - 2900207 
Gentílico - abareense 
Prefeito (2017) FERNANDO JOSE TEIXEIRA TOLENTINO 
População estimada [2019] 20.086 pessoas 
População no último censo [2010] 17.064 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 11,49 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,6 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.328 pessoas 
População ocupada [2017] 6,6 % 
Posição geográfica da cidade de Abaré no estado da Bahia
História da cidade de abaré, Bahia
Abaré 
Bahia - BA 
Histórico 
Abaré é uma palavra de origem indígena e significa Homem de batina. Expressão utilizada para nomear os padres e missionários que chegaram à região com objetivo de catequizar os habitantes do local, numa área habitada inicialmente por povos indígenas. 


Na primeira metade do século XIX, Abaré era apenas uma Fazenda que pertencia ao Sr. Nicolau Tolentino da Conceição, um jovem inteligente, de mentalidade evoluída, descendente de Portugal, procedente de Salvador, chegou para explorar as terras compradas da Família D’Ávila. Pois estas terras pertenciam à Casa da Torre fundada por Garcia D’Ávila, um dos homens mais poderosos e ricos da Bahia. Garcia organizou economicamente o e espaço conquistado, estabeleceu relações sociais e conquistou um potentado político ao longo do Rio São Francisco. 
Este eh o brasão da cidade de Abaré, Bahia
Fonte dos textos e fotos: Facebook.com/abare-bahia / Thymonthy Becker / Wikipédia / Prefeitura Municipal de Abaré / BA 

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



SONHOS DE UM VIAJANTE
ESTRADA DE FERRO NA MINHA CASA
Estava no meu quarto, deitado para dormir, quando ouvi o apito da locomotiva. Levantei, cheguei à porta do meu quarto e vi que a locomotiva vinha longe. Então abri a porta do meu quarto e abri também a porta do meu quarto, que dava para o que seria uma varanda. Mas não era uma varanda, e sim, outra saída. Abri as duas portas, para que a locomotiva pudesse passar. Fiquei imaginando que se eu não abrisse, ela bateria na porta, que já tinha sido feito para isto mesmo, mas poderia estragar. Sai do quarto, dizendo para meu pai que a locomotiva estava vindo. Fiz isto porque, os trilhos da locomotiva, passavam dentro de nossa casa. 


Os trilhos entravam pela sala, passando pela copa e entrando no meu quarto, saindo por aquela porta que seria da varanda. Então meu pai disse que a locomotiva não passava mais dentro de casa. Fui até La fora conferir, vi que os trilhos que vinha até nossa casa, tinha sido cobertos pelo asfalto. Entrei em casa e vi que na sala, copa e meu quarto, eles ainda estavam lá. Perguntei meu pai, se a locomotiva não passava mais ali, porque ele não tinha tirado os trilhos de nossa casa. Ele então disse que era para lembrar os bons tempos em que a locomotiva passava ali dentro. 


Então fiquei lembrando de quando ela apitava para a gente sair da frente e abrir as portas, para ela passar. Lembrei que muitas vezes, eu estava dormindo e ela passava pelo meu quarto. Então disse ao meu pai que aqueles tempos bons, bem que poderiam voltar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo