BAHIA / BRAZIL: VERA CRUZ / BAHIA / BRAZIL (5.467 / 5.570) POPULAÇÃO: 43.716 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 9 de janeiro de 2021

VERA CRUZ / BAHIA / BRAZIL (5.467 / 5.570) POPULAÇÃO: 43.716 PESSOAS (IBGE 2020)




A natureza é o principal atrativo de Vera Cruz, que conta com inúmeras praias, rios que banham falésias, espelhos d’água que retratam o verde do manguezal, fontes de água potável à beira-mar, restinga de Mata Atlântica com trilha para o turismo de aventura e o mais belo cenário do planeta para a prática de esportes náuticos e para o paraquedismo.

Vera Cruz possui 40 km de praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes, na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contra costa. O cenário é perfeito para quem gosta de curtir a natureza.
Para os que procuram aventura, esportes náuticos e paraquedismo, a região parece ter sido feita sob medida. Mar Grande é o point mais frequentado pelos jovens, especialmente durante o verão, e oferece um grande número de hotéis, pousadas, bares e restaurantes típicos. 
A biodiversidade dos ecossistemas, como manguezais, restingas e Mata Atlântica, assim como a flora e a fauna marinha, tem despertado o interesse de especialistas das mais diversas áreas, resultando na criação de duas unidades de conservação municipais: o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife.
Na contra costa está localizada a população rural do município, os povoados são menos habitados do que os situados na costa e a comunidade, simples e hospitaleira, é composta em sua maioria por pescadores e marisqueiras, famílias que vivem na Ilha de Itaparica há várias gerações. 
























Dados gerais da cidade de Vera Cruz, Bahia
Código do Município - 2933208 
Gentílico - vera-cruzense 
Prefeito (2017) MARCUS VINICIUS MARQUES GIL 
População estimada [2018] 42.706 pessoas 
População no último censo [2010] 37.567 pessoas


Densidade demográfica [2010] 125,33 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 4.594 pessoas 
População ocupada [2016] 10,6 % 
Posição geográfica da cidade de Vera Cruz no estado da Bahia
História da cidade de Vera Cruz, Bahia 
Vera Cruz 
Bahia - BA 
Histórico 
Os registros históricos sobre a ilha destacam a vinda, em 1510, do navegador português Diogo Álvaro Corrêa, o Caramuru, que enamorado da índia tupinambá Paraguaçu, filha do cacique Taparica, casou-se com ela. 
Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da ilha, daí a origem do seu nome. Conta uma das lendas que Itaparica vem do tupi e significa 'cerca feita de pedras', por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da ilha. 


A sua ocupação deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento, fundado por jesuítas, na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu, então denominada como Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período, foi nela iniciada a primeira plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino. 
Foi ainda em Baiacu, que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e serviços da povoação; e a primeira igreja da Ilha - segunda matriz do Brasil- sob as bênçãos do Nosso Senhor da Vera Cruz, daí a origem do nome do município.


A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo, levou a que corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647, foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões, os holandeses chegaram a construir um forte, denominado Forte de São Lourenço. 
Em 1763, Itaparica, que era a maior ilha da colônia, chamou a atenção da Coroa, e por conta disso, foi então incorporada aos seus bens. 
Os afamados estaleiros da Ilha de Itaparica eram também empório de construções navais da colônia: ali se armou a primeira quilha da Marinha de Guerra no Brasil. 


Nesta época, também existiam cinco destilarias de aguardente, além das fábricas de cal - nove, em meados do século XIX. Porém, a maior atividade econômica da ilha foi a pesca da baleia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, por este fato, antes de chamar Itaparica era conhecida como Arraial da Ponta das Baleias. Neste período, antigos e belíssimos sobrados, existentes até hoje, hospedaram imperadores brasileiros como D. Pedro I e D. Pedro II. 
Gentílico: veracruzense
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Hirlei Gonçalves / guiadoturismobrasil.com / g1.globo.com

Conheça o Mundo Olhando da Janela do Trem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo