Uma cidade com muitas montanhas, rios cristalinos, cachoeiras e o famoso Rally de Motos, muito praticado nesta região.
Vista aérea da cidade
Entorno da cidade
Igreja Matriz de São Pedro
Vistas parciais da cidade
Prefeitura Municipal
Praça da cidade
Rodovia de acesso para a cidade
Igreja Matriz de São Pedro
Vistas parciais da cidade
Prefeitura Municipal
Rodovia de acesso para a cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 2919702
Gentílico - macaraniense
Prefeito (2017 / 2020) MILLER SILVA FERRAZ
População estimada [2019] 18.755 pessoas
Densidade demográfica [2010] 13,28 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,6 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 1.767 pessoas
População ocupada [2017] 9,2 %
Posição geográfica da cidade no Brazil
História de formação da cidade
Macarani
Bahia - BA
Histórico
O nome Macarani é de origem indígena e significa 'Gruta dos índios Caranys', pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófagos que habitavam a região.
A história de Macarani está ligada a do município de Vitória da Conquista, de onde foi retirado o Município de Encruzilhada (em 1º de janeiro de 1922), o qual tinha Macarani como distrito.
Da sua fundação até hoje já se passaram sessenta e quatro anos, muitas coisas importantes aconteceram, muitas pessoas mereceram gravar seus nome nesta história e contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Dentre as pessoas, podemos citar Joviniano Neres de Carvalho, que na companhia de Antônio Caires Pinheiro e Damásio Ferreira, fundou o Arraial de Macarani. A escritura do terreno foi lavrada no mês de maio de 1992, em Itambé, naquela época conhecida como Verruga. A primeira casa foi edificada no atual largo São Pedro.
Devem ser lembrados como primeiros lutadores em favor do novo arraial, além dos fundadores já citados, Joaquim Dagno.
A primeira feira semanal de Macarani aconteceu em 27 de agosto de 1926, quando foi inaugurado o Mercado Público, onde hoje funciona a Mercearia Antunes, construído com doações do povo. Foi uma grande festa popular. O orador oficial foi o Dr. Raul Borges Reis. O Prof. Eustáqui Blesa Serrano falou em nome do Conselho Administrativo de Encruzilhada.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Macarani, BA / IBGE / Thymonthy Becker
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z
SONHOS DE UM VIAJANTE
O GALPÃO DE SALSICHAS
Estava num local. Neste local havia um grande galpão todo coberto e de igual tamanho, uma parte descoberta. Fui indo pela parte descoberta, para pegar um carregamento de salsichas, que estava dentro de um caminhão, parado ali naquele pátio. Neste local, a gente só comia salsicha. Quando carregava os pacotes, deixei um cair. Ele estourou e saiu sangue de dentro do pacote. Um homem que vigiava a gente descarregar as salsichas ficou perguntando o que era aquilo. Então disse que já tinha acontecido aquilo antes. Disse que sempre vinha um pacote com sangue. O tal homem achou estranho e disse que iria investigar aquilo.
Depois que tiramos do caminhão, fomos levar as salsichas para dentro do galpão. Ao chegar lá dentro, já havia várias pessoas comendo salsichas, nisto um disse que todos ali, os familiares tinham arrumado advogados, e que todos sairia dali por fiança. Então fiquei desesperado, pois eu não tinha familiar nenhum e por isto não teria advogado. Disse para quem estava ao meu lado, que seria o único a ficar. Que seria o mais velho dali, quando chegassem outros e assim, seria o chefe de todos, e isto não seria bom. Porque eu não queria ser chefe de ninguém. Saí do galpão, dizendo que aquilo não seria bom. E fui repetindo muitas vezes: __isto não é bom, isto não é bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo