BAHIA / BRAZIL: UBAÍRA / BAHIA / BRAZIL (5.350 / 5.570) POPULAÇÃO: 19.877 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 17 de janeiro de 2021

UBAÍRA / BAHIA / BRAZIL (5.350 / 5.570) POPULAÇÃO: 19.877 PESSOAS (IBGE 2020)




Uma das atrações como Turismo Ecológico/Rural é o Caminho da Paz. Uma caminhada de 127 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa passando pelo povoado do Alto da Lagoinha, Morrinho de São José, Mutuípe, Jiquiriçá, Ubaíra e finalizando na Pousada Ecológica
Vista da Igreja Matriz
Projeto Semente Localizado nas montanhas do Vale do Jiquiriçá em Ubaíra. É o primeiro do gênero no Nordeste do Brasil, aos moldes de outros Caminhos do mundo inteiro, por exemplo, o Caminho de Santiago de Compostela. 
Vista aérea
Como opções para turismo ecológico, muitas trilhas e cachoeiras. As cachoeiras mais visitadas são: Cachoeira dos Prazeres, Cachoeira do Boqueirão, Cachoeira da Risada. 
Vista parcial
Igreja Matriz de São Vicente Ferrer
Praça da Matriz
Vista parcial
Estrada de acesso às comunidades
Hotel da cidade
Trevo de acesso


Coreto da praça central
Rua da cidade
Entrono da cidade
Parque público infantil
Igreja Matriz de São Vicente Ferrer

Vista parcial
Cachoeira da região
Ruas da cidade

Dados gerais da cidade de Ubaíra, Bahia
Código do Município - 2932101 
Gentílico - ubairense 
Prefeito (2017) FRED MUNIZ BARRETO ANDRADE 
População estimada [2019] 19.895 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 27,19 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.626 pessoas 
População ocupada [2017] 7,8 % 
Posição geográfica da cidade de Ubaíra, Bahia
História da cidade de Ubaíra, Bahia
Ubaíra 
Bahia – BA 
História 
Em 1790, João Gonçalves da Costa foi encarregado de conquistar os índios mongóis, localizados na aldeia de Santo Antônio do Cantanhede, nas margens do rio Jiquiriça, tendo feito o que se lhe ordenara. Pediu, então, que o território por ele conquistado fosse anexado à vila de Valença, o que lhe foi negado, tendo, entretanto isto acontecido posteriormente, por força da Carta régia de 01 de janeiro de 1813. 

Nas proximidades da região já existiam as sesmarias de São Paulo e Poço do Facão, que haviam sido doadas a Manuel de Sousa Santos e a Domingos de Matos e Aguiar, respectivamente, por Alvará de 13 de maio de 1770, sendo somente ocupadas em 20 de dezembro de 1781 pelos referidos proprietários. Também desde 1977, os terrenos, com meia légua para cada lado do rio Jiquiriçá e denominados Barra da Estopa e Riacho da Torre, já haviam sido dados, por sesmaria, ao primeiro explorador da região, Francisco de Sousa Feio, que tomou posse das mesmas, com as solenidades então costumeiras, a 07 de maio de 1875. 

A fazenda de Francisco de Sousa Feio, denominada Pindobas, nome que ainda hoje conserva, se estendeu ao riacho, em cuja margem se formaram diversas fazendas. Francisco de Sousa Feio fixou residência no lugar chamado Estopa, também conhecido por Barra da Palmeira. Aí, onde edificou moradia e fez plantações, ainda vivem seus bisnetos e outros descendentes que se ocupam na lavoura. A sede da velha fazenda constitui hoje pequeno povoado.
Aumentando a família do primeiro posseiro, um genro seu de nome Manuel de Sousa Santos levou a exploração além dos limites da sesmaria e fixou residência no lugar a que se chamou Santa Inês. Sobrevindo no ano de 1824 o flagelo de demorada seca, a qual, por três anos, crestou campos e sementeiras. Pedro da Costa Avelar e Vicente Ferreira de Sousa, este neto de Francisco de Sousa Feio e ambos os genros de Manuel de Sousa Santos, abandonaram o local e vieram residir na sede da fazenda Areia, onde se votaram à lavoura e construíram propriedades, um na parte conhecida por Areia de Cima e outro na conhecida por Areia de Baixo; que constituíam, sucessivamente, a povoação, vila e hoje cidade de Ubaíra. 
Por motivo da profunda decadência da vila de Santo Antônio do Jiquiriçá, foi sua sede transferida para o então povoado de Areia, que da mesma era parte, pela Lei provincial nº 1046, de 17 de junho de 1868. Desde então, teve Areia a denominação de Vila de Jiquiriça, até perder este nome por força da Lei nº 1611 de 16 de junho de 1876, passando a chamar-se São Vicente Ferreira de Areia. 
O Ato estadual de 30 de junho de 1891 concedeu foros de cidade à sede municipal, sob o nome de Areia, nome que se estendeu ao município. Conforme a divisão administrativa do Brasil de 1911
Esta eh a bandeira da cidade de Ubaíra, Bahia
Este eh o brasão da cidade de Ubaíra, Bahia
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Ubaíra, BA / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Studio Mota / 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


SONHOS DE UM VIAJANTE
CASA ABERTA PARA AS ORAÇÕES 
Estava vindo por uma rua. Vinha correndo muito. Nisto uma criança passou correndo mais rápido que eu. Ela virou na esquina, para a esquerda, mesmo sentido que eu ia. Ao virar também, gritei com o menino, dizendo: __Ha garoto! Querendo ser melhor que eu né!__ A casa que eu ia entrar ficava logo ali perto da esquina. Entrei rapidamente no portão da garagem, que era de grade e único acesso a casa. Depois de uns 5 metros deste portão, tinha outro, só que todo fechado. Eu tentava abrir o portão rapidamente, pois temia que o pai do garoto viesse brigar comigo, por eu ter reclamado dele correr mais que eu. 


Por mais que eu tentava, não conseguia abrir o tal portão. Nisto, um homem de dentro da casa abriu o tal portão. Entrei e pedi ao tal homem que fechasse logo o portão. Ele disse que não poderia, pois as pessoas já estavam chegando para as orações. Olhei e vi chegando várias pessoas, que iria rezar na minha casa. Deveria ter uma 50 pessoas. Elas já entravam rezando, todas com um terço na mão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo